domingo, 25 de fevereiro de 2007

«Em qualquer país normal, eu estava no olho da rua».

Foto Expresso


Numa entrevista ao Expresso, Alberto João Jardim diz que «Em qualquer país normal, Sócrates estava no olho da rua».


Acho que não era bem isto que ele queria dizer. O mais correcto seria: «Em qualquer país normal, eu [Alberto João Jardim] estava no olho da rua».


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

"Em cada esquina um amigo"




Despediu-se com 57 anos de vida depois de ter marcado uma época... e um dia - aquele em que os cravos silenciaram as armas e onde a força do povo foi mais forte do que um regime





segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

domingo, 18 de fevereiro de 2007

O interesse social foi esquecido

Esta semana vi em vários jornais e revistas este título: Cocaína apreendida daria para meio aeroporto da Ota.
Refere-se a cocaína apreendida no ano passado em Portugal. Ao todo, 34 toneladas no valor de 1.554 milhões de euros.

Acho que aqui houve uma falha muito grande dos órgãos de comunicação social que colocaram este título porque esqueceram-se do interesse social.

Assim sendo, o título deveria ser algo como isto, na minha opinião:

Meio aeroporto da Ota daria para comprar 34 toneladas de cocaína



sábado, 17 de fevereiro de 2007

O bailinho de Jardim... prelim pim pim


Tudo indica que Jardim vai mesmo pedir a demissão de Presidente do Governo Regional da Madeira. Mas calma, não respirem de alívio. O "senhor" não era assim tão bonzinho para se pisgar e ficar sem o belo do tacho. Jardim sai, mas para entrar novamente. E se assim for, são mais 4 anos, porque não há eleições intercalares nas regiões autónomas.

Infelizmente este "senhor" faz o que quer e lhe apetece. Até tenho um certa vontade de lhe chamar um nome feio...

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Carnaval a sério...

Só mesmo na Câmara Municipal de Lisboa...

De resto está tudo muito murcho!


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Sugestão para os dias B's

Bom para ouvir nos momentos de silêncio... nos momentos de calma e descontração. Um blog\podcast\programa de Pedro Esteves... um grande animador de rádio.
Um sítio para descobrir aqueles albuns de que nunca tinhas ouvido falar. Aquilo que não passa nas rádios formatadas pelas playlists.

Aqui fica o link:

Lado B

O papão do lóbi

O Diário Económico escreve que Agências de comunicação querem trabalhar no Parlamento. Luís Paixão Martins, presidente de uma das empresas que mais trabalha em comunicação política, a LPM, enviou uma carta ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, para que seja permitida a acreditação, no Parlamento, de profissionais da sua consultora. Tratando-se de funcionários de uma empresa de comunicação, sem carteira profissional de jornalista, Paixão Martins pretende algo inédito em Portugal: ter acesso aos deputados de forma a “obter uma informação mais fidedigna de todo o processo legislativo”.


A ideia choca um bocado! Não tinha pensado ainda nesta situação. E à primeira vista parece um pouco absurdo e estapafurdio. Mas por outro lado, poderá ter alguma coisa boa, já que este tipo de lóbi sempre existiu e sempre irá existir (é uma espécie de aborto clandestino) que é preferivel que seja feito legalmente e às claras do que pela porta do cavalo. Esse é um dos aspectos positivos dos EUA - todos os lobbies têm que ser declarados e feitos às claras. Existe até uma página na internet onde se pode consultar todo o tipo de lobbies activos e qualquer cidadão do mundo poderá ter acesso a essa lista.

O que é certo é que por cá, ainda não há regime jurídico do lóbi. Mas todos os dias praticamos lóbis se pensarmos bem (o simples facto de tentarmos influenciar um amigo a ir a um bar em vez de outro para beber uma cerveja pode ser visto como um lóbi, uma gestão de sensibilidades).

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Um Público no mínimo diferente

Primeiro sente-se algum choque. Talvez não se estivesse à espera de tamanha mudança. Mas depois... tudo muda.
Falo da nova imagem do jornal Público. No mínimo diferente, no mínimo original entre os chamados jornais de referência em Portugal. Sente-se algum toque de jornais espanhois, mas devo dizer que gostei. Apelativo, fotos brutais (como sempre tiveram) e cor, sem chegar ao exagero. Uma mudança que o Público já pedia há muito tempo. Vamos ver é se resulta entre os habituais leitores, já que a mudança da primeira página é avassaladora em relação à anterior.

Fica aqui o link para poderem espreitar, caso ainda não conheçam

http://www.publico.clix.pt/homepage/publico_numero_zero.pdf

"Pinho irrita Sócrates"

De acordo com o semanário SOL, Manuel Pinho levou um valente puxão de orelhas de José Sócrates, na China, depois do ministro da economia ter lançada aquela bela bujarda sobre os baixos salários dos portugueses.

O SOL diz ainda que, fonte oficial do gabinete de José Sócrates confirmou que o primeiro-ministro teve esta conversa com Pinho, mas explicou que o seu objectivo foi levantar o ânimo ao ministro, incentivá-lo e obrigá-lo a reagir.

Com aquele ar de pachorrento do ministro, muito ânimo tem Sócrates ainda para lhe dar...